segunda-feira, 4 de março de 2013

A ESCULTURA DO RENASCIMENTO


Também os escultores renascentistas se inspiraram directamente nos modelos clássicos. As suas figuras – nomeadamente a figura humana – são representadas de forma harmoniosa e com um realismo notável para o qual contribui o estudo profundo da anatomia. Tal estudo revela o desejo de perfeição que estes escultores sempre almejaram alcançar.



É igualmente da Antiguidade Clássica que se recupera a representação do nu humano e as figuras equestres.



Ghiberti e Donatello são dois nomes grandes da escultura renascentista, mas foi com Miguel Ângelo que ela atingiu um grau de perfeição dificilmente alcançável. Repara no dinamismo, no vigor ou no dramatismo que este artista admirável consegue imprimir a todas as suas obras!




Ghiberti: Portas do Paraíso








Agora vou calar-me porque quero, apenas, que te deixes encantar pelas imagens. Já sabes: para ampliar é só clicar sobre as figuras.






Donatello: David.................................................. (David: pormenor)







................................................



................................

..........................


...........

..............

"foi Miguel Ângelo quem a fez"


............................................................
Miguel Ângelo: Escravo(inacabado) ............ Miguel Ângelo: Escravo

Posso propor um exercício? Que tal, se comparassem as representações de David feitas por Miguel Ângelo e por Donatello? Quereriam ambos representar o mesmo aspecto da personagem?Nota: para quem se não lembra, recordo que David foi o pequeno israelita que derrotou o gigante Golias com uma funda e que, depois, se veio a tornar no mais importante rei de Israel.


1 comentário:

Anónimo disse...

Great site you have here but I was wanting to know if you knew of
any discussion boards that cover the same topics discussed in this
article? I'd really love to be a part of online community where I can get feed-back from other knowledgeable people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Appreciate it!

Feel free to visit my site - huggies rewards