quarta-feira, 19 de março de 2014

ARQUITECTURA MANUELINA

A arte manuelina desenvolveu-se em Portugal em finais do séc. XV e início do séc. XVI, sobretudo durante o reinado de D. Manuel I, rei de quem deriva o nome do estilo.
Vimos, na aula, que o manuelino utiliza elementos de outros estilos a que associa uma decoração muito original. Essa ornamentação é profusa e exuberante.

A decoração manuelina serve-se, essencialmente, da simbologia (heráldica) régia associada a D. Manuel I: esfera armilar; cruz de Cristo; coroa régia; escudo. Associa, ainda, numerosos elementos vegetalistas além de outros que costumamos relacionar com os Descobrimentos (cabos náuticos).

A arte manuelina gosta do espaço preenchido. De destacar que também os fustes das colunas são alvo dessa decoração (repara, por exemplo, nas colunas do mosteiro dos Jerónimos). Usa-se, frequentemente, a coluna torsa (ver imagem da Sé da Guarda).

Eis, agora, algumas imagens de obras-primas da arquitectura manuelina:

Igreja dos Jerónimos
. Repara no belíssimo efeito decorativo provocado pelas colunas e arcaria.


Esse efeito está bem patente nesta belíssima fotografia da autoria do vosso professor de EV, Dr. Raul Coelho (ver aqui).......
À esquerda: claustro de D. João III (Convento de Cristo em Tomar). Ao fundo, estilo manuelino; à frente, estilo clássico renascentista. Compara os dois estilos e perceberás melhor as diferenças.

À direita: o mesmo espaço fotografado de outra perspectiva.


Convento de Cristo em Tomar: fachada da sala do capítulo. Esta fotografia foi
retirada daqui









Interior da Sé da Guarda. Repara na coluna torsa.












Foram vários os arquitectos ligados ao estilo manuelino, mas destacam-se:
Diogo Boitaca (Igreja de Jesus em Setúbal; Mosteiro dos Jerónimos, etc.);

Mateus Fernandes (Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha);

Diogo Arruda (Convento de Cristo em tomar);

João de Castilho (Capela-mor da sé de Braga; Mosteiro dos Jerónimos)

Nota: uma breve pesquisa pela internet fornece numerosas imagens de edifícios de estilo manuelino. Sobre a Igreja dos Jerónimos, para que percebas melhor a relação com a função religiosa, aconselho que visites a página da Paróquia de S.ta Maria de Belém (clica nas palavras).